Reuters
04/06/2002 - 10h12

Putin vê "sinais positivos" em reunião com líder do Paquistão

da Reuters, em Almaty

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou as conversações para mediar o conflito entre a Índia e o Paquistão hoje, dizendo ao líder indiano que o Paquistão ofereceu "sinais positivos" para pôr fim à tensão entre os dois países.

Líderes da Índia e do Paquistão sentaram-se à mesma mesa pela primeira vez em cinco meses, mas publicamente ativeram-se às mesmas posições sobre a Caxemira.

"Eu acabei de concluir meu encontro com o presidente do Paquistão (Pervez Musharraf)", disse Putin ao primeiro-ministro indiano, Atal Bahari Vajpayee, no início de uma reunião com o líder em uma cúpula de segurança regional no Cazaquistão.

"Eu preciso dizer que ele ofereceu uma série de, a meu ver, sinais positivos, e eu terei o prazer de contar isso a vocês em uma reunião", disse Putin.

Falando no início de uma reunião com o líder militar do Paquistão, Putin disse que espera "não somente suavizar o conflito que acumulou forças, mas também fugir de um confronto geral".

Musharraf e Vajpayee -cujos países com armas nucleares estão em disputa pela região da Caxemira- compareceram ao encontro sobre segurança, mas nenhuma reunião oficial entre os dois está marcada.

Putin disse que estava transmitindo a preocupação dos líderes dos Estados Unidos e da Europa, os quais ele encontrou na cúpula com a Otan e a União Européia nos últimos dias.



"Recentemente, a comunidade mundial tem acompanhado os acontecimentos na fronteira da Índia com Paquistão com tensão. Meus colegas -tivemos um recente encontro com a UE, na cúpula Rússia-Otan- me pediram para transmitir a preocupação deles com vocês", disse Putin.

O presidente da Rússia também elogiou os últimos comentários de Musharraf na reunião, em que o líder paquistanês disse rejeitar o terrorismo e não querer guerra com a Índia, mas também que está preparado para lutar se necessário.

"Suas últimas declarações, incluindo a desta manhã, nos deu um certo grau de otimismo e estamos contando com sua disponibilidade para conversar concretamente sobre o que podemos fazer juntos", disse Putin.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca