Reuters
04/06/2002 - 11h26

Bispos dos EUA devem propor expulsão de padres pedófilos

da Reuters, em Washington

Em um projeto de diretriz política a ser discutido pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, a entidade pede ao papa João Paulo 2º que expulse no futuro todo padre que abuse sexualmente de menores e qualquer padre acusado mais de uma vez de abuso no passado, afirmou o jornal "The Boston Globe" hoje.

No documento, os bispos devem sugerir que toda diocese do país informe à polícia as acusações de abuso sexual de menores e peça desculpas pelo comportamento dos criminosos. Ainda, as dioceses devem também se desculpar pelo modo inadequado com que os bispos trataram os religiosos pedófilos no passado, disse a publicação.

Um cópia do projeto do documento foi obtida pelo Globe. O documento deve ser divulgado hoje em Washington, onde a organização de bispos possui sua sede. A proposta foi elaborada por um comitê de bispos nos últimos meses após várias denúncias sobre padres pedófilos e sobre a proteção conferida a eles por autoridades da Igreja Católica.

As recomendações são parte de um "Projeto de Carta para a Proteção de Crianças e Jovens", documento a ser examinado pelos bispos na próxima semana em um encontro no Texas.

"O abuso sexual de crianças e jovens por alguns padres e bispos e o modo pelo qual esses crimes e pecados foram abordados pelos bispos provocaram grande dor, raiva e confusão. Eles abalaram os laços de confiança que devem nos unir", diz o documento divulgado pelo jornal.

O diretor de comunicação para os bispos, monsenhor Francis J. Maniscalco, afirmou ao jornal que os bispos tentariam atender às vítimas e aos grupos de vítimas no encontro de Dallas.


Leia mais no especial João Paulo 2º
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca