Reuters
04/06/2002 - 13h47

Processo aponta discriminação de companhias aéreas dos EUA

da Reuters, em Washington

Dois grupos de defesa dos direitos civis entraram com ações judiciais contra quatro das maiores companhias aéreas dos Estados Unidos hoje, alegando discriminação contra cinco homens que foram retirados de vôos depois dos ataques de 11 de setembro porque pareciam ser do Oriente Médio.

O Comitê Antidiscriminação Árabe-Americano (ADC) e a União das Liberdades Civis Americanas (ACLU) apontaram a United Airlines, American Airlines, Continental Airlines e Northwest Airlines nas ações que foram entregues a tribunais federais nos Estados de Maryland, Nova Jersey e Califórnia.

As ações estão em nome de quatro cidadãos norte-americanos e um residente permanente dos EUA que o grupo alega terem sido retirados dos aviões por razões não relacionadas à segurança e simplesmente porque eles aparentavam ser do Oriente Médio.

Os dois grupos vêm reclamando constantemente de discriminação contra árabes-americanos, muçulmanos e outras minorias após os sequestros dos aviões de 11 de setembro, que foram feitos por 19 homens do Oriente Médio.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca