Reuters
05/06/2002 - 11h02

Paquistão rejeita proposta da Índia para patrulha conjunta

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O Paquistão rejeitou hoje uma proposta da Índia para fazer patrulhas conjuntas ao longo da fronteira da Caxemira a fim de conter a infiltração de militantes, dizendo que era "improvável que funcionasse".

"A proposta não é nova", disse o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, por meio de um comunicado. "Dado o estado das relações entre o Paquistão e a Índia, é improvável que funcione um mecanismo para patrulha conjunta."

O primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, disse em uma entrevista coletiva em Almaty (Cazaquistão) que a Índia poderia estudar o patrulhamento conjunto ao longo da tensa fronteira da Caxemira, se o Paquistão conseguisse conter as infiltrações de militantes sediados no território paquistanês.

"Se o Paquistão decidir não apoiar a infiltração, então ambos os países podem trabalhar em um mecanismo para uma patrulha conjunta", afirmou.

Índia e Paquistão colocaram mais de 1 milhão de soldados ao longo da fronteira comum em meio ao crescente temor de uma guerra entre os dois países detentores de arsenal nuclear.

Leia mais:
  •  Índia pode vigiar Caxemira junto com o Paquistão


  • Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca