Reuters
05/06/2002 - 11h07

Filha de Le Pen tenta vaga no Parlamento da França

da Reuters, em Lens (França)

Marine Le Pen chamaria a atenção durante as eleições francesas mesmo que não fosse a filha do líder de extrema direita mais famoso da França.

Vestida com uma calça e uma jaqueta, a loira de 33 anos queimada de sol sorri prontamente para seus simpatizantes de Lens, uma cidade do norte do país na qual é candidata pela Frente Nacional, partido de seu pai, nas eleições parlamentares.

Reuters - 18.fev.2000
Jean-Marie Le Pen, candidado de extrema direita à Presidência da França derrotado nas eleições de 5 de maio com 18% dos votos


"Que tal um beijinho, Marine?", pede um jovem skinhead. Ele fica terrivelmente vermelho quando a candidata concorda em atender o pedido durante uma visita a uma feira semanal.

Como o pai, Jean-Marie Le Pen, 73, Marine possui um "certo talento" para fazer campanha. Alguns especialistas vêem na advogada uma sucessora natural do pai, depois de ele optar por passar adiante o partido que fundou.

Mas, por enquanto, sua missão é aproveitar-se do surpreendente sucesso de Le Pen na recente eleição presidencial a fim de garantir para a Frente Nacional uma posição de força no Parlamento, e com isso, conseguir ter influência sobre a política de governo do país.

Prevê-se que o partido consiga no máximo uma dúzia de cadeiras na Assembléia Nacional nesta eleição, cujo segundo turno acontece em 16 de junho. O primeiro será realizado uma semana antes, no dia 9.

Le Pen, no entanto, espera eleger deputados suficientes para ser voto decisivo em um Parlamento eventualmente dividido ou dirigido por uma direita detentora apenas de uma maioria frágil.

Marine é candidata em uma região antes dominada pela esquerda e hoje devastada pela crise na indústria carvoeira. O desemprego ali chega a 16%, e a plataforma da Frente Nacional de "emprego para os franceses" encontra ressonância na região.

Mas a candidata não dispensa inimigos. "Prostituta", grita uma jovem a alguns passos da filha de Le Pen.

Eventualmente, Marine recorre à virulência pela qual seu pai ficou famoso. Mas, na maior parte do tempo, a filha do extremista tenta ampliar a penetração da Frente Nacional moderando as declarações do pai.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca