Reuters
06/06/2002 - 10h15

EUA vão propor força militar para monitorar Caxemira

da Reuters, em Londres

Os Estados Unidos irão propor uma força militar anglo-americana para monitoramento da Caxemira, região disputada pela Índia e o Paquistão, informou o jornal britânico "Independent" hoje.

Citando fontes diplomáticas e da Defesa, a reportagem disse que o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, apresentaria a proposta quando visitasse a região na próxima semana.

O jornal disse que 500 soldados apoiados por helicópteros poderiam ser usados para patrulhar a fronteira.

Em Londres, autoridades do gabinete das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa não confirmaram detalhes da história.

"A verificação da infiltração pela Linha de Controle [que divide a Caxemira] é um assunto que está sendo discutido por nós e por outros com indianos e paquistaneses", disse uma autoridade do gabinete das Relações Exteriores.



"A verificação pode enfim ser uma maneira de tranquilizar as partes sobre algumas de suas preocupações, caso haja um acordo", acrescentou.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse: "Há especulação sobre o assunto -propostas são uma coisa, decisões são outras".

As reclamações da Índia sobre incursões de militantes vindos do lado paquistanês da Caxemira levaram os dois países para muito próximo de uma guerra.

A comunidade internacional teme que uma guerra entre os dois países possa se transformar em um conflito nuclear.

O Paquistão já rejeitou uma proposta da Índia para fazer uma patrulha conjunta ao longo da fronteira montanhosa na Caxemira.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca