Reuters
22/05/2001 - 16h17

Parlamentar venezuelano descarta rumores de golpe

da Reuters, em Washington

Os rumores de golpe que circulam na Venezuela não têm fundamento e provêm de militares aposentados sem vínculos com os quartéis, disse hoje o presidente da Comissão de Política Exterior da Assembléia Nacional da Venezuela, Tarek William Saab.

No início de uma visita a Washington, nos EUA, Saab disse que o processo revolucionário encabeçado pelo presidente Hugo Chávez é irreversível e seu alcance é pouco compreendido no exterior.

"Está descartada a possibilidade de um golpe na Venezuela agora. Quem fala abertamente sobre isso nas ruas são os militares aposentados que serviram de guarda aos governos mais corruptos e ladrões que o país já conheceu", afirmou Saab.

Saab defendeu que a unidade cívico-militar está garantida pelo amplo apoio popular ao governo e uma política militar que vem respeitando os mandatos das Forças Armadas e feito as promoções por mérito.

Ele acrescentou que o processo venezuelano é inédito e merece maior estudo em Washington, tanto por parte das autoridades quanto pelos especialistas ou acadêmicos.

Para Saab, a relação entre os governos Chávez e Bush é "ótima" e continuará aumentando graças à relação energética na qual a Venezuela é fornecedora confiável de petróleo aos EUA.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca