Indústria de games quer respeito do mercado de entretenimento
da Reuters, em Los Angeles (EUA)Apesar dos bilhões em faturamento e do sucesso de personagens como Mário ou Lara Croft, a indústria de games ainda é considerada uma atividade secundária no mercado de entretenimento, que tem em Hollywood seu principal símbolo.
A indústria de games faturou US$ 9,4 bilhões em 2001 e superou os US$ 8,35 bilhões arrecadados por Hollywood no mesmo período, sem contar a venda de vídeos e DVDs.
"Não sei se somos o irmão menor ou se aspiramos a nos tornar tão grandes como o mercado de filmes", afirmou Luc Vanhal, presidente da Vivendi Universal Games North America, unidade dos estúdios Universal.
Com a força de personagens de sucesso e a chegada de consoles de nova geração, a indústria de games pode em breve se tornar respeitada no mercado de entretenimento.
"Queremos fazer com que as pessoas percebam que somos o terceiro pilar da indústria de entretenimento, junto com os filmes e a música", afirmou Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment of America.
Mas o mercado ainda menospreza os desenvolvedores de games e consoles. Um bom exemplo é a Electronic Arts, líder do mercado de games, avaliada em apenas US$ 9 bilhões, contra os US$ 75 bilhões da gigante de mídia AOL Time Warner.
"Os videogames já ocuparam o seu lugar ao lado do mercado de música e do cinema na cultura norte-americana", diz Doug Lowenstein, presidente da Interactive Digital Software Association. "Em 20 anos, a pessoa que ocupará a Casa Branca terá sido um jogador de videogames", prevê o executivo.
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