Reuters
11/06/2002 - 16h15

Epidemia de malária atinge 400 mil pessoas na Índia

da Reuters,em Guwahati (Índia)

Pelo menos 400 mil pessoas contraíram malária no estado indiano de Assam e 73 habitantes morreram nas últimas seis semanas em decorrência da doença, disse hoje uma autoridade de saúde local.

Autoridades afirmaram que a enfermidade chegou a proporções epidêmicas, depois de um longo período de chuvas, que deu origem a depósitos de água parada e criaram as condições ideais para a proliferação do mosquito transmissor da malária.
B.K. Baishya, chefe da agência de controle da malária de Assam disse que voluntários e funcionários fumigavam inseticida no Estado, como parte das medidas para eliminar o mosquito. As autoridades também distribuem de remédios entre os moradores dos vilarejos, a fim de evitar mais mortes.

"Organizamos mais de 150 equipes de emergência, integradas por médicos, enfermeiras e patologistas, para atender os afetados pela malária", ressaltou Baishya.

A cada ano, cerca de 100 pessoas morrem vítimas da doença em Assam. Mais de 1.200 indianos morreram em uma epidemia em 1995.

Especialistas estimam que ocorram entre 300 milhões e 500 milhões de casos de malária em todo o mundo, 90% deles na África.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca