Reuters
11/06/2002 - 17h21

Ingmar Bergman doa acervo cinematográfico para fundação sueca

da Reuters, em Copenhague

O veterano cineasta Ingmar Bergman doou uma coleção de objetos ligados ao cinema, reunidos durante sua carreira de 56 anos, para a nova fundação que leva seu nome na Suécia.

Quarenta e quatro caixas com notas, cartas, diários, contos, esboços, fotos e filmes privados foram apresentados à Fundação Ingmar Bergman na segunda-feira. Haverá também um departamento especial na Casa do Cinema de Estocolmo com uma biblioteca e salas de pesquisa para desenvolver o banco de dados de Bergman.

"A fundação vai colaborar com instituições que administram o material de Bergman", disse o diretor do Instituto Sueco de Cinema, Ase Kleveland.

Duas filhas do cineasta, a escritora Linn Ullmann e a diretora Eva Bergman, tomarão parte do conselho.

Os primeiro livro baseado no material, "No Início Era o Verbo - Escritos da Juventude de Ingmar Bergman", da crítica Maaret Koskinen, serão publicados este ano.

Bergman, 84, que recentemente montou nos palcos a peça de Henrik Ibsen "Fantasmas" em Estocolmo, está preparando seu retorno ao cinema com "Saraband" (ou "Anna"), que reúne personagens de "Cenas de um Casamento". As filmagens, com a participação da atriz Liv Ullmann, começam em setembro.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca