Reuters
12/06/2002 - 11h36

Itália mobiliza-se para a canonização do Padre Pio

em Reuters, em Roma

O assunto do momento na Itália é a canonização do Padre Pio, um monge místico e fazedor de milagres que por 50 anos apresentou as chagas de Cristo, um fenômeno, para os médicos, inexplicável.

O Padre Pio, que teria o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo quando vivia, aparece agora em todos os lugares.

Revistas e jornais publicam vários artigos sobre o homem que teria lutado com o demônio na cela de um mosteiro e que teria previsto fatos da vida das pessoas que o visitavam.

Neste domingo (16), passados 24 anos da morte do monge, o papa João Paulo 2º fará do Padre Pio um santo em uma cerimônia no Vaticano que deve atrair uma das maiores multidões da história a se concentrar em Roma.

As expectativas são tão grandes, que a maior praça da capital italiana, a praça de São João, foi preparada para receber o excesso de pessoas da praça São Pedro, no Vaticano.

Não é difícil gostar do Padre Pio. Ele parece ter algo a oferecer para todos. Entre os devotos do monge há de estrelas da indústria do entretenimento a varredores de rua.
Em um livro intitulado "VIPs devotos do Padre Pio" atrizes como Sophia Loren contam de que forma o religioso mudou suas vidas.

A fama do Padre Pio atravessa diferentes gerações na Itália.

Donas de casa no sul do país criaram o "Bolo Padre Pio", que possui uma receita secreta. Crianças da mesma região do país apresentam uma peça chamada "Roda em volta da rosa para Padre Pio".

Cerca de 150 biografias foram escritas sobre o monge nos últimos dois anos. E ninguém mais parece contar os sites e CDs envolvendo o nome do religioso.

Entre os produtos "Padre Pio", encontram-se selos, embalagens, canetas, camisetas e bexigas Padre Pio. Além disso, uma emissora de rádio italiana e outra de TV também utilizam o "nome santo".

Leia mais no especial João Paulo 2º

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca