Reuters
12/06/2002 - 13h30

Alta tecnologia pode resolver impasse na Caxemira

da Reuters, em Nova Déli

Satélites e sensores delicados o suficiente para captarem o som de passos poderiam ser usados para ajudar a diminuir o nível de tensão nas relações entre a Índia e o Paquistão, envolvidos em um impasse militar devido à disputa pela Caxemira.

Os Estados Unidos e o Reino Unido desmentiram notícias - veiculadas por meios de comunicação ocidentais -, de que poderiam enviar soldados para a região da Caxemira, a fim de verificar se o Paquistão cumpria suas promessas de evitar a entrada de ativistas islâmicos no território da Índia.

Uma importante autoridade norte-americana, porém, disse hoje que o uso de sensores eletrônicos para detectar incursões era discutido com autoridades indianas da área de segurança.

"Foi apenas uma discussão sobre o assunto, mas não há uma proposta concreta", disse a autoridade em Nova Déli durante a visita ao país do secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld.

O secretário viajou até a região para tentar acabar com a crise entre os dois países, detentores de armas nucleares. A Índia e o Paquistão já entraram em guerra três vezes, duas delas devido à disputa pela Caxemira.

O governo indiano acusa o paquistanês de armar e treinar ativistas islâmicos que entram na Índia para realizar ataques. A região da Caxemira indiana, a única de maioria islâmica do país, convive há 12 anos com uma revolta separatista.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, rebate as acusações e já prometeu tomar medidas para impedir a infiltração dos ativistas islâmicos.

A questão sobre como verificar se a promessa será cumprida continua a provocar desavenças entre os dois países.

A Índia defende a realização de patrulhas formadas por soldados indianos e paquistaneses. O Paquistão prefere a intervenção de uma força internacional neutra.
Os EUA poderiam cooperar com o fornecimento aos dois países de informações sobre a região obtidas por meio de seus satélites, segundo uma autoridade norte-americana.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão


 

FolhaShop

Digite produto
ou marca