Reuters
13/06/2002 - 12h23

Sony e Universal vão baixar preço de download de músicas

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

As gravadoras Sony e Universal planejam oferecer em breve downloads mais baratos de canções, num último esforço para combater a crescente pirataria digital.

"Os tempos mudaram, então as ofertas têm que mudar", disse Larry Kenswil, presidente da eLabs da Universal Music.

Em meio ao maior declínio no mercado musical em vários anos, as cinco maiores gravadoras do mundo lançaram em 2001 seus serviços próprios de canções na web, MusicNet e Pressplay, ambos com assinatura. Mas não tiveram sucesso na tentativa de cobrar cerca de US$ 2 cada download musical —afinal, nem gravar as músicas em CD o internauta pode.

Os internautas, acostumados com serviços gratuitos como o Napster, o Kazaa e o Morpheus, parecem não estar dispostos a pagar pelo que podem ter de graça. Mas as gravadoras acreditam que podem mudar essa história ao oferecer download mais barato e permitir a gravação em CD.

A Universal, por exemplo, planeja iniciar em breve a distribuição de "singles" em formato digital por US$ 0,99 e álbuns completos para armazenamento nos computadores por US$ 9,99 em lojas virtuais como Amazon.com e Best Buy.

Kenswil, da Universal, disse também que sua empresa deve oferecer a possibilidade dos internautas "queimarem" CDs, o que significaria uma grande mudança de paradigma na indústria fonográfica.

Uma porta-voz da Sony Music disse que a gravadora tem uma estratégia similar à da Universal.

Analistas afirmam que as empresas fonográficas não têm alternativa e precisam alterar seus modelos de negócio na era digital.

Apesar dos serviços gratuitos de troca de arquivos na web sofrerem retaliação na Justiça, caso do Napster, a nova geração de consumidores continua a encontrar meios de obter música on-line sem pagar nada.

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