Reuters
13/06/2002 - 13h55

"Casablanca" é o filme mais romântico da história, diz pesquisa

da Reuters, em Los Angeles

Não se fazem mais romances como antigamente - pelo menos não no cinema.

É o que pensam os diretores, roteiristas, atores e outros profissionais da indústria cinematográfica pesquisados pelo American Film Institute: eles escolherem "Casablanca" (1942), com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, como a melhor história de amor já contada num filme norte-americano.

O segundo lugar ficou com o clássico "...E o Vento Levou" (1939), com Clark Gable e Vivian Leigh nos papéis do ousado Rhett Butler e da determinada beldade Scarlett O'Hara.

Logo atrás deles vieram os namorados impossíveis Tony e Maria, do musical "Amor, Sublime Amor", de 1961.

Na verdade, nenhuma produção realizada nos últimos 40 anos conseguiu figurar entre os cinco primeiros colocados da enquete, e apenas dois filmes dos anos 1970, "Nosso Amor de Ontem" (6º) e "Love Story" (9º) conseguiram ficar entre os dez mais.

O AFI, sediado em Los Angeles, lançou há cinco anos uma série de programas visando indicar os melhores filmes norte-americanos dos cem primeiros anos do cinema, começando pelos cem longas-metragens favoritos de todos os tempos - e incluindo os cem maiores astros e estrelas, as melhores comédias e os melhores suspenses. A categoria escolhida para este ano foi a dos romances.

Completam os cinco primeiros lugares na lista "A Princesa e o Plebeu", uma comédia de 1952 em que Audrey Hepburn fez par com Gregory Peck, e o melodrama "Tarde Demais Para Esquecer", de 1957, com Cary Grant e Deborah Kerr.

Ainda entre os dez primeiros figuram "Doutor Jivago" (1965), em sétimo lugar, "A Felicidade Não se Compra" (1946), no oitavo, e "Luzes da Cidade" (1931), na 10ª posição.

O curioso é que os casais centrais em sete dos dez primeiros filmes não terminam juntos e, além das 260 cenas de beijo contabilizadas pelo AFI nas produções escolhidas, há 187 de briga ou luta.

Cary Grant é o astro do maior número de filmes da lista, enquanto Katharine Hepburn é a atriz mais vista - aparecendo em "Adivinhe Quem Vem Para o Jantar" e "Num Lago Dourado".

Das histórias de amor modernas, "Uma Linda Mulher" (1990), com Julia Roberts e Richard Gere, ficou na 21a posição. A maior bilheteria de todos os tempos, "Titanic", com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, é o número 37.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca