Reuters
13/06/2002 - 18h51

Juiz autoriza acusado de terrorismo a dispensar advogados

da Reuters, em Alexandria (EUA)

A juíza distrital norte-americana Leoni Brinkema determinou que Zacarias Moussaoui, 33, acusado de participar dos ataques de 11 de setembro, é mentalmente capaz para dispensar seus advogados de defesa indicados pelo tribunal e representar a si mesmo no julgamento.

Brinkema disse que, baseando-se no relatório do psiquiatra escolhido pelo tribunal e em comentários feitos pelos carcereiros de Moussaoui, ela o considera mentalmente apto. Apesar disso, ela afirmou não considerar a atitude "inteligente".

Em abril, Moussaoui declarou que queria dispensar seus advogados, alegando que eles seriam parte de uma conspiração entre o governo e o juiz para matá-lo.

Cidadão francês, Moussaoui é tido como o 20º sequestrador dos aviões de 11 de setembro e o único homem detido sob a acusação formal de ter participado dos atentados.

Ele foi preso em 17 de agosto nos EUA. Oficialmente, por violação das leis americanas de imigração. Sua detenção ocorreu após denúncias de instrutores de vôo de uma escola em Minnesota.

O governo norte-americano autorizou os promotores que cuidam do caso a pedir a pena de morte, se ele for culpado.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca