Reuters
14/06/2002 - 10h32

Troca de disparos entre Índia e Paquistão mata três civis

da Reuters, em Muzaffarabad

Ao menos três pessoas morreram em uma nova troca de tiros entre forças paquistanesas e indianas na Caxemira hoje, horas depois de o secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, ter concluído sua missão de paz na região.

Nove pessoas também ficaram feridas nos disparos realizados ao longo da linha de fronteira que separa o Estado indiano de Jammu e Caxemira da Caxemira paquistanesa e da Província do Punjab, também no Paquistão.

Rumsfeld declarou ontem acreditar que os líderes dos dois países, detentores de armas nucleares, comportavam-se de forma responsável. O secretário, porém, ressaltou haver ainda um risco de os vizinhos entrarem em conflito.



Autoridades em Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa, disseram que três civis, entre os quais um bebê, foram mortos e outros sete ficaram feridos nos disparos realizados pela Índia hoje.

No sul da Caxemira, autoridades locais no distrito de Sialkot (Paquistão) informaram que uma mulher foi ferida pela Índia. Uma jovem foi ferida no setor indiano da Caxemira.

Os Exércitos dos dois países, que juntos mantêm cerca de 1 milhão de homens ao longo de sua fronteira comum, trocam disparos na Caxemira há um mês, tendo matado até aqui vários civis dos dois lados e obrigado à desocupação de muitos vilarejos.

O nível de tensão atingiu níveis críticos pela primeira vez na metade de dezembro passado, depois de um ataque terrorista contra o Parlamento indiano atribuído pela Índia a separatistas muçulmanos cujas bases ficam no Paquistão.

Os temores de uma guerra aumentaram depois de um ataque contra uma base militar da Índia na Caxemira em maio passado.

A ameaça de um conflito aberto, porém, diminuiu na semana passada depois dos esforços diplomáticos liderados pelos EUA.


Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca