Reuters
22/05/2001 - 22h20

Macedônia ataca rebeldes, Presevo tem esperança de paz

da reuters, em Kumanovo (Macedônia)

O Exército da Macedônia começou a atacar os rebeldes de etnia albanesa no final do dia hoje, mas na vizinha Sérvia aumentam as esperanças de que outro grupo guerrilheiro vá abandonar a luta armada.

Repórteres na área de Kumanovo ouviram disparos de metralhadora, explosões de artilharia e tanques, perto das vilas de Slupcane e Vakcince, ambas controladas pelos rebeldes, e também um pouco mais ao norte em direção à fronteira.

Com a chegada da noite, era possível ver as balas cruzando os céus e rolos de fumaça subindo das duas vilas e das florestas ao redor.

Reforços do Exército chegaram à região. Um helicóptero de guerra também foi visto. O ataque começou perto das 19h (14h em Brasília) e foi a primeira troca significativa de tiros hoje.

O porta-voz do Ministério da Defesa Georgi Trendafilov disse à agência de notícias "MIA" que os rebeldes haviam iniciado o combate ao disparar com morteiros e franco-atiradores.

Minutos antes, o porta-voz do exército Blagoja Markovski disse em uma entrevista coletiva em Kumanovo: "Não houve nenhuma atividade militar hoje. Espero que a paz de hoje seja duradoura."

O conflito na Macedônia, que explodiu em fevereiro, é a maior ameaça à estabilidade dos Bálcãs.

Paz

Ao sul, na vizinha Sérvia, a perspectiva de um retorno pacífico do território controlado pelos rebeldes às forças iugoslavas foi reforçada quando um líder guerrilheiro supostamente foi preso e dezenas de rebeldes se entregaram.

No entanto, o status da prisão do comandante rebelde Muhamed Xhemajli ainda está confuso, já que os soldados da KFOR da Otan negaram uma informação dada por uma autoridade sérvia de que ele havia sido preso e estava preso na base norte-americana em Kosovo, Camp Bondsteel.

  • Leia mais sobre os conflitos nos Bálcãs
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca