Reuters
14/06/2002 - 18h33

Epson anuncia estratégia para desenvolver telas ultrafinas

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Seiko Epson, fabricante japonesa de impressoras e monitores, pretende fazer uma parceria com a nova empresa britânica Cambridge Display Technology para desenvolver telas ultrafinas de próxima geração.

A empresa, que não tem capital aberto na bolsa, é a maior produtora mundial de telas de celulares. Com o desenvolvimento da tecnologia, os curtos caem, o que permitirá criar telas orgânicas emissoras de diodo (Oled) maiores.

O acordo também representa o início de uma disputa entre duas tecnologias concorrentes para telas do gênero.

Várias empresas de telas, como a Sanyo, a Samsung e uma unidade da Pioneer, estão trabalhando em telas Oled usando uma tecnologia chamada "pequena molécula", desenvolvida pela norte-americana Eastman Kodak.

A Cambridge Display tem uma tecnologia alternativa de polímero que poderá ultrapassar obstáculos de custo e tamanho apresentadas pelo "depósito de vácuo" usado no processo de molécula pequena.

"Embora a molécula pequena esteja na liderança, o polímero é uma tecnologia superior", disse um representante da Epson. "Há muitos problemas a serem resolvidos no desenvolvimento dos materiais, mas se pudermos atravessar essa fase, o polímero poderá se tornar o padrão do setor, ou pelo menos ficar em posição vantajosa."

A fábrica da joint venture será sediada no Japão, e o empreendimento começará a produção dos equipamentos para a fabricação de telas Oled em 2004.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca