Reuters
17/06/2002 - 15h34

Microsoft aposta no padrão Windows também nos portáteis

da Reuters, em Cingapura

A familiaridade dos usuários com o sistema operacional Windows deve ajudar a Microsoft a se estabelecer no mercado de aparelhos sem fio, como celulares e computadores de mão.

"É importante que desenvolvedores e usuários acessem os dados numa plataforma com a qual já estão acostumados no ambiente PC", afirmou o diretor do grupo de dispositivos portáteis da Microsoft, Derek Brown.

"A pergunta é se a Symbian [concorrente da Microsoft no mercado de softwares de aparelhos sem fio] conseguirá criar uma plataforma com tal compatibilidade de aplicações", disse Brown.

A companhia britânica Symbian é apoiada pelas quatro maiores empresas de telefonia celular, Nokia, Motorola, Sony-Ericsson e Siemens, e é a maior adversária da Microsoft no setor de softwares para portáteis.

Até o momento, poucas grandes empresas de telefonia celular assinaram contrato com a Microsoft. E a Samsung Electronics, que tem um acordo com a companhia norte-americana, estaria pensando em cancelar seu contrato, segundo fontes de mercado.

A Microsoft, entretanto, reagiu ao se focar em pequenos fabricantes asiáticos de portáteis, como a TCL Mobile e a High Tech Computer.

Segundo Brown, a tática de se aproximar das pequenas fabricantes trará "inovação mais rápida e variação tanto em hardware como em aplicações".

No mês passado, a Microsoft começou a fornecer para a TCL os softwares Pocket PC 2002 Phone Edition e Smartphone 2002. Também fechou parcerias com Vodafone, T-Mobile, Telefónica Móviles e a britânica MMO2.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca