Reuters
18/06/2002 - 21h10

Copa prejudica "Homem-Aranha" nas bilheterias internacionais

da Reuters, em Sydney

Boa parte do público europeu passou o último fim de semana entretido demais com a Copa do Mundo para ir ao cinema, fato que tirou um pouco do brilho da performance de "Homem-Aranha, o Filme". Enquanto isso, a versão para a telona de "Scooby-Doo" ficou no topo das bilheterias nos três primeiros mercados asiáticos em que estreou.

Apesar das razões que afastaram o público, o filme de temática aracnídea rendeu 40,1 milhões de dólares em 51 países, elevando seu total fora dos EUA para 218,6 milhões de dólares.

O super-herói enfrentou um obstáculo adicional no Reino Unido: a classificação de proibido para menores de 12 anos, que deixou de fora das salas de projeção milhares de fãs mais jovens.

O filme estrelado por Tobey Maguire e Kirsten Dunst encontrou eco mais forte na França, onde arrecadou 8,5 milhões de dólares - a terceira maior estréia do país, perdendo apenas para "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Guerra nas Estrelas - Episódio 2: O Ataque dos Clones".

A Sony, por sua vez, atribuiu à meteorologia a queda de vendas em alguns países. Segundo o estúdio, o bom tempo foi o responsável pela diminuição em 49% na bilheteria da Alemanha, e em 59% na Itália.

Mesmo com as quedas, "Homem-Aranha" já conseguiu passar à frente de "O Ataque dos Clones", cuja arrecadação total no exterior já chega a US$ 197 milhões.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca