Reuters
23/06/2002 - 15h54

Encontro de incêndios ameaça tornar Arizona um "inferno"

da Reuters, em Phoenix (EUA)

Os dois incêndios florestais que atingem o leste do Arizona podem se encontrar e criar um "inferno" no Estado (sudoeste dos EUA), disseram hoje autoridades norte-americanas. Mais de 25 mil moradores já tiveram que fugir das chamas.

O incêndio chamado de Rodeo, a 240 km ao nordeste de Phonenix, expandiu-se para 60 mil hectares ontem e deverá crescer mais hoje, disse Carrie Templin, da central de informações sobre incêndios.

Cerca de 1.400 bombeiros construíram uma barreira ao redor das chamas para tentar salvar as cidades de Show Low e Pinetop-Lakeside, que ficam ao lado da reserva indígena Fort Apache. Show Low já foi esvaziada ontem.

O fogo começou na terça-feira (18), em 120 hectares, e os bombeiros acreditam que tenha sido provocado por ação humana. As chamas espalharam-se rapidamente com ajuda do vento e da seca, entre pinheiros no terreno íngreme.

A oeste, outros bombeiros tentam evitar que as chamas do incêndio batizado de Chediski cheguem às comunidades de Overgaard e Heber, de onde os moradores já foram retirados.

As chamas dos dois incêndios já se encontraram em diversos pontos, e as autoridades estão usando fotografias infravermelhas para estudar a fusão do fogo em um só "inferno", disse Templin.

Hayman
A situação parece ter melhorado no Estado do Colorado, onde o incêndio chamado de Hayman, a 90 km ao sudoeste da capital, Denver, já teve 67% das chamas contidas. O fogo consumiu 54.800 hectares.

"O fogo está no mesmo lugar, apesar de haver pontos complicados aqui e ali", disse Randy Moech, oficial de informação dos bombeiros.

"O incêndio Hayman, iniciado por Terry Lynn Barton, empregada do Serviço Florestal dos Estados Unidos, destruiu 115 casas e 444 construções. Ela declarou-se inocente e será julgada em 26 de agosto.

Mas perto da cidade de Durango, no sudoeste do Colorado, o fogo continua forte e já consumiu quase 25 mil hectares.

Somente 25% das chamas foram contidas, mas 740 casas saíram de perigo e os moradores puderam voltar, disse Moench.

Esse foco destruiu 45 casas e provocou o deslocamento de moradores de outras 1.800 residências.

A temporada de incêndios no oeste dos Estados Unidos neste ano já consumiu cerca de 930 mil hectares, mas que o dobro da média dos últimos dez anos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca