Reuters
23/05/2001 - 21h11

Venezuela reage a anúncio da oposição contra Chávez

da Reuters, em Caracas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reagiu furiosamente hoje a um anúncio em um jornal de Washington que o acusa de inepto, corrupto e influenciado por Cuba e China.

O anúncio, que pedia a renúncia imediata de Chávez, foi publicado no "Washington Times" e foi assinado por um grupo até agora desconhecido, a Coalizão de Emergência Nacional.

Autoridades venezuelanas afirmaram nunca ter ouvido falar desse grupo e uma delas o relacionou ao que chamou de uma campanha promovida por "setores fascistas e recalcitrantes''.

Endereçada ao "Povo da Venezuela e à Comunidade Internacional", o anúncio condenou a administração Chávez por "incapacidade, intolerância, demagogia, fraude, arrogância e abuso de poder, promessas não cumpridas e violações constantes da Constituição".

O artigo, que ainda citou "o envolvimento e a invasão de comunistas chineses e cubanos em nossos assuntos internos", ecoou críticas recentes ao ex-para-quedista que virou presidente dentro do país.

Em Caracas, o ministro da Defesa venezuelano, Jose Vicente Rangel, disse que o anúncio, que também foi veiculado em espanhol pela Internet, era uma tentativa de prejudicar a imagem no Exterior do país, que é um grande exportador de petróleo para os EUA.

"Eles querem criar um clima hostil à nação para minar investimentos e dar a impressão de instabilidade'', disse Rangel.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca