Reuters
25/06/2002 - 17h30

Warner é processada por uso de material em DVD de "Superman"

da Reuters, em Los Angeles

No mesmo momento em que o Homem-Aranha atinge altitudes inusitadas nas bilheterias mundiais, o primeiro super-herói a ter seu próprio sucesso em Hollywood se vê preso em uma disputa legal.

Imagens de vídeo contidas no DVD de "Superman, o Filme", lançado no ano passado nos Estados Unidos, levou à abertura de um processo num tribunal federal de Los Angeles, na segunda-feira, por uma empresa britânica que afirma deter os direitos de produção originais.

A Pueblo Film Licensing Ltd. alega que a Warner Brothers, sem obter autorização prévia, incluiu no DVD -- um relançamento do filme de 1978 estrelado por Christopher Reeve -- materiais de arquivo cos testes feitos pelos atores e imagens de efeitos especiais.

O DVD duplo foi bem recebido pelo público norte-americano. Ele também inclui cenas inéditas e uma faixa de comentários do diretor Richard Donner.

A Pueblo Film Licensing diz que comprou os direitos do material de Alexander Salkind, o produtor polonês do filme. Salkind morreu em 1997.

"Não se pode usar o material adicional sem pagar por ele. Esse é o centro da questão", disse o advogado de Los Angeles Jeffrey Spitz, que representa a Pueblo.

Para Spitz, a pressão exercida sobre estúdios de Hollywood para que vendam DVDs de filmes antigos com o acréscimo de materiais extras corre o risco de gerar uma série de disputas judiciais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca