Reuters
27/06/2002 - 21h16

Líder de extrema direita visita Reino Unido em meio a protestos

da Reuters, em Londres

O político austríaco de extrema direita , Joerg Haider, fez uma visita hoje a Londres entre protestos anti-nazismo.

Um pequeno grupo de manifestantes da Liga Britânica Anti-Nazismo (ANL, na sigla em inglês) traziam cartazes dizendo "Haider é Hitler" e gritavam "Haider, você não é bem-vindo aqui", enquanto o político encontrava-se na capital britânica.

A ANL discutiu a razão da visita de Haider a Londres - para promover o turismo na Província de Carinthia, no sul da Áustria, onde ele é governador. "O que nós pensamos está realmente acontecendo. Ele está usando isto para relançar sua carreira política", disse um porta-voz da ANL sobre a visita.

Haider, que é acusado de ser anti-semita e certa vez chamou as políticas de emprego de Hitler de "ordeiras", foi forçado a deixar a liderança de seu partido em 2000, após a União Européia ordenar várias sanções à Áustria.

O político, que é contrário à imigração, disse que se sentiu inocentado pela renovação do debate sobre o assunto que ocorre em muitos países da Europa. "Com um atraso de cerca de dez anos, a União Européia aceitou o desafio da política de imigração", disse ele. "Nós (membros do partido de extrema-direita) fomos muito rápidos com nossas idéias, mas elas eram corretas para a Áustria."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca