Reuters
30/06/2002 - 17h12

Bin Laden escapou de bombardeios em dezembro, diz "Time"

da Reuters, em Washington

O líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, estava vivo em dezembro, o que significa que sobreviveu aos ataques dos Estados Unidos contra as cavernas de Tora Bora, no Afeganistão, afirma a revista "Time" em sua edição que sairá na segunda-feira.

As evidências de que estava vivo vieram em forma de uma carta dele para seu chefe de operações, Abu Zubaydah, encontrada entre os papéis que este último levava ao ser preso no Paquistão, em março, diz a revista.

Escrita à mão, a carta pede para Zubaydah continuar a lutar contra os Estados Unidos mesmo se algo acontecesse a Bin Laden, disse a "Time", citando uma fonte francesa. Zubaydah está sob custódia dos Estados Unidos.

A carta indica que Bin Laden ainda estava vivo no final de dezembro. As cavernas de Tora Bora foram capturadas no dia 6 daquele mês.

Outros documentos apreendidos no esconderijo de Zubaydah, em Faisalabad, Paquistão, incluem planos para ataques contra navios-tanque e de cruzeiro, diz a revista, citando Roland Jacquar, especialista em terrorismo com acesso ao gabinete presidencial da França.

Ele falou com analistas da inteligência francesa sobre o assunto, afirma a reportagem

Também há indicações na carta de que o filho de Bin Laden chamado Saad esteve em Faisalabad, segundo a revista.

A reportagem também diz que médicos que analisaram fotos de Bin Laden determinaram que ele provavelmente sofre de osteoporose secundária, doença frequentemente relacionada a diabetes ou a problemas nos rins.

A doença pode causar graves dores nas costas e fragilizar os ossos.

Bin Laden e a Al Qaeda são acusados pelos ataques com aviões sequestrados nos Estados Unidos, que mataram mais de 3.000 pessoas no dia 11 de setembro.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca