Reuters
01/07/2002 - 19h10

Rússia diz que combustível de torpedo causou tragédia do Kursk

da Reuters, em Moscou

O vazamento de combustível de um torpedo causou a explosão que danificou o submarino nuclear russo Kursk e provocou a morte dos 118 tripulantes, informou hoje um relatório final da Rússia sobre o desastre ocorrido em agosto de 2000.

O ministro do Comércio, Ciência e Tecnologia, Ilya Klebanov, que comandou a comissão governamental que emitiu o comunicado, disse que os investigadores fizeram a descoberta depois que importantes peças do compartimento de torpedos foram extraídos no mês passado do mar de Barents.

"Uma explosão térmica de componentes do torpedo da classe 298aA PV causou o desastre", declarou Klebanov à agência de notícias Interfax. "Ela ocorreu como resultado da combinação de um vazamento de peróxido de hidrogênio com a combustão de materiais no tubo do torpedo", acrescentou.

Klebanov disse que o submarino Kursk ficou totalmente destruído depois de uma segunda explosão, ocorrida nas armas armazenadas em um compartimento do submarino, que era, na época o mais moderno da Rússia.

"Todos os membros da comissão governamental estão de acordo com essas conclusões", disse Klebanov.

Ele acrescentou que as conclusões serão entregues à procuradoria-geral, que está realizando uma investigação separada para descobrir as causas da pior tragédia naval na Rússia.

Leia mais no especial Kursk
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca