Reuters
04/07/2002 - 19h17

EUA reconhecem apenas 5 vítimas de ataque no Afeganistão

da Reuters, em Bagram

Uma equipe de investigação norte-americana disse hoje que viu somente cinco sepulturas e 11 civis feridos nas aldeias do Afeganistão atingidas por bombas norte-americanas no início da semana.

No entanto, moradores da região de Deh Raweud, na Província de Uruzgan, disseram que pelo menos 20 civis foram mortos e dezenas foram feridos quando aviões dos Estados Unidos despejaram bombas e espalharam tiros na área, na noite de domingo e na manhã de segunda-feira.

O porta-voz Gary Tallman, que falou na base aérea de Bagram, disse que a equipe de investigação pediu para ver os túmulos das pessoas supostamente mortas pela ação norte-americana.

Ele disse que a equipe viu somente um local de sepulturas onde os residentes locais disseram que cinco corpos estavam enterrados. Os Estados Unidos defendem o ataque, dizendo que foi desencadeado por fogo antiaéreo e que os habitantes das aldeias abrigavam líderes do regime Taleban.

Tallman disse que uma operação de reconhecimento viu no domingo aldeões da região de Deh Rawud montando um lançador de morteiros de 82 milímetros. O artefato teria sido coberto quando viram os aviões norte-americanos.

Ele disse que mulheres e crianças podem ter sido atingidos porque foram colocados em edifícios onde estavam as armas antiaéreas.

Tallman disse que a área, perto do lugar onde nasceu o líder do Taleban, o mulá Omar, está sob vigilância desde outubro. Ele disse que os aviões dos Estados Unidos receberam fogo antiaéreo todas as vezes que sobrevoaram o local.

Leia mais

  • Bombardeio dos EUA mata 20 civis em casamento no Afeganistão



  • Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca