Reuters
05/07/2002 - 12h51

Intel vende participação na empresa de Linux Conectiva

da Reuters

A participação do fundo de investimento Intel Capital na Conectiva, maior distribuidora do sistema operacional Linux no Brasil, foi absorvida pelo ABN Amro e pela Latin Tech, outros sócios da companhia.

"O contrato com a Intel previa metas tecnológicas e ações conjuntas e esses objetivos foram atingidos", disse o presidente executivo da Conectiva, Jaques Rosenzvaig.

A Intel Capital é o braço de investimentos da gigante norte-americana de processadores Intel e planeja aportar de US$ 300 milhões a US$ 400 milhões em empresas de tecnologia neste ano. Os principais destinos do dinheiro devem ser Índia, China, México, Brasil e Leste Europeu.

Com a mudança, a Intel permanece parceira da Conectiva em ações de marketing e no desenvolvimento de produtos, enquanto o banco ABN e a holding de empresas de tecnologia Latin Tech assumem o controle da Conectiva.

O grupo de sete sócios fundadores da companhia continua com participação "significativa" no negócio, disse Rosenzvaig, sem especificar detalhes sobre as proporções acionárias.

A absorção feita pela Latin Tech e pelo ABN Amro trouxe uma injeção de capital na companhia, mas o executivo não quis revelar o valor do aporte.

"Os recursos servirão para expansão e para financiar a nossa entrada na UnitedLinux", informou o executivo.

A UnitedLinux é uma associação criada no final de maio que reúne quatro distribuidoras do Linux no mundo --a própria Conectiva, a Caldera, a SuSE e a Turbolinux— para criar um sistema unificado para o segmento corporativo. O Linux tem seu código-fonte aberto e concorre com o Windows, da Microsoft, que domina o mercado de PCs.

A Conectiva, empresa de capital fechado, tem como meta crescer entre 40% e 50% este ano em relação a 2001. A empresa não divulga dados de seu balanço financeiro.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca