Reuters
05/07/2002 - 17h34

Computador econômico da Índia chega no final deste mês

da Reuters, em Bangalore (Índia)

O Simputer, um computador de bolso barato concebido para democratizar o uso da informática em países do terceiro mundo, começa a ser vendido na Índia no final deste mês.

"O período de testes terminou. Estamos próximos do lançamento", disse Vinay Deshpande, presidente da Encore Software, uma das empresas responsáveis pelo projeto.

O dispositivo, cujo nome significa "computador simples, barato e multilíngue", será vendido por US$ 200 e usará o sistema de código-fonte aberto Linux.

Ele custará três vezes menos que um computador de escritório e nasceu da aliança entre a Encore Software e uma organização sem fins lucrativos, a Simputer Trust.

O lançamento comercial do produto estava previsto para finais de 2001, mas teve de ser adiado por problemas de financiamento.

Ligeiramente maior que um palmtop, o Simputer pode conectar-se à internet e dispõe de aplicações fáceis de usar, destinadas principalmente às populações rurais.

A Encore espera vender cerca de 100 mil aparelhos durante o primeiro ano e outros 350 mil unidades daqui a dois anos. Existem na Índia cerca de 5 milhões de computadores para uma população de 1 bilhão de habitantes.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca