Reuters
09/07/2002 - 23h00

Washington alerta governo brasileiro sobre perigo das Farc

da Reuters, em Brasília

Os Estados Unidos disseram hoje a governos sul-americanos, inclusive ao brasileiro, que a guerrilha Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) poderia levar "o tráfico de drogas e o terrorismo" a outros países da região.

O secretário-adjunto do Departamento de Estado norte-americano para América Latina, Otto Reich, disse que o conflito na Colômbia "é uma ameaça a todo o continente".

"Se estas pessoas (das Farc) ganharem controle sobre mais partes da Colômbia, não há dúvidas de que elas vão levar seu negócio de tráfico de entorpecentes e terrorismo para outros países", disse Reich em Brasília. "Não há dúvidas de que a Colômbia merece o apoio de todo o hemisfério."

Reich, que esteve ontem e hoje em Brasília , disse ter discutido o conflito colombiano com autoridades do governo brasileiro.

O Brasil serve como rota principal para traficantes, que usam o país para enviar sua mercadoria aos Estados Unidos e à Europa.

O presidente eleito da Colômbia, Álvaro Uribe, prometeu reforçar os gastos militares e gastar mais em projetos sociais para acabar com a pobreza - a raiz do conflito de 38 anos no país, que costuma matar 3.500 civis por ano.

No mês passado, Uribe se encontrou com o presidente dos EUA, George W. Bush, que garantiu apoio para acabar com o comércio de drogas de Bogotá, que financia as Farc. Uribe planeja uma turnê por países da América Latina nesta semana para reunir apoio dos vizinhos. Em 21 de julho, o presidente colombiano vai se encontrar com Fernando Henrique Cardoso.

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca