Reuters
10/07/2002 - 17h37

Costa Rica proíbe participação de animais selvagens em circos

da Reuters, em San Jose

O governo da Costa Rica emitiu hoje um decreto de proíbe no país espetáculos circenses com a participação de qualquer tipo de animais selvagens em cativeiro.

O presidente Abel Pacheco afirmou que o governo possui evidências suficientes de maus tratos contra os animais que se apresentam em circos.

A maioria dos circos que chega à Costa Rica é propriedade de empresários mexicanos e todos possuem números com animais selvagens em cativeiro.

"Acreditamos que o circo é um espetáculo educativo e que serve para formar cidadãos melhores, mas também sabemos que os animais são submetidos a verdadeiras torturas, arrancados de seus ambientes naturais", disse o presidente.

O presidente disse que o decreto não inclui a participação de animais domésticos adestrados, nem limita a circulação de animais selvagens pelo território costarriquenho. "Em qualquer caso, os animais domésticos nos circos deverão ser tratados com respeito e dignidade", acrescentou.

Desde que assumiu a Presidência há dois meses, Pacheco tem apoiado várias leis e decretos radicais de proteção ao ambiente e à vida silvestre.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca