Reuters
10/07/2002 - 20h23

EUA desenvolvem arma antiminas com laser

da Reuters, em Londres

O Exército dos Estados Unidos em breve deve fazer testes com um canhão a laser para limpar as superfícies de minas terrestres, divulgou hoje a revista "New Scientist".

O canhão a laser Zeus foi montado no topo de um veículo militar terrestre Humvee e operado da cabine. Um laser menos potente vai "iluminar" cada mina terrestre e o operador então liga o feixe de luz principal, que vai detonar ou evaporar os explosivos no dispositivo, que pode estar a até 250 metros do veículo.

A revista disse que os testes, que devem acontecer no terreno de provas do Exército perto de Waynesville, no Missouri, seria a primeira chance de ver se a teoria funciona na prática.

Embora a arma não funcione em minas enterradas, poderia funcionar contra dispositivos colocados na superfície e munições como granadas que não explodiram e bombas. Ela teria sido muito útil quando as primeiras tropas da coalizão antiterror lideradas pelos EUA desembarcaram no Afeganistão no ano passado, para limpar as estradas antes que os soldados chegassem.

O maior problema até agora, segundo a revista, é impedir o laser principal de superaquecimento, já que lasers industriais são resfriados por um fluxo contínuo de água, o que seria impossível num veículo operando sob condições de batalha.

No entanto, a construtora Sparta de Huntsville, no Alabama, já superou o problema desenvolvendo um sistema de resfriamento em ciclo fechado para o laser, que pode desencadear até 2.000 watts de força no alvo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca