Reuters
11/07/2002 - 14h06

TV a cabo pode restringir liberdade da internet nos EUA

da Reuters, em Washington (EUA)

A liberdade de expressão da internet pode ficar ameaçada se as operadoras de TV a cabo continuarem a dominar os serviços de acesso à rede mundial em alta velocidade, segundo grupos de liberdades civis dos Estados Unidos.

Se fornecedores como a AOL Time Warner e Comcast não permitirem a rivais oferecerem acesso à internet em alta velocidade por suas redes, eles podem minar a inovação e a liberdade naturais da rede global de computadores, afirmaram representantes de grupos como a União Americana de Liberdades Civis.

"Nós acreditamos que esta pode ser a questão chave da Primeira Emenda [da Constituição dos EUA, que garante a liberdade de expressão] para o século 21", disse Barry Steinhardt, diretor da entidade.

Milhares de provedores de acesso à internet oferecem acesso discado à web, mas os consumidores podem escolher somente entre algumas empresas se quiserem navegar em alta velocidade.

Segundo informações da indústria, dois terços dos usuários de banda larga nos Estados Unidos acessam a internet pelos provedores de suas empresas de TV a cabo.

A FCC (na sigla em inglês, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos) analisa que regras aplicar aos provedores de banda larga, mas já indicou que eles serão alvos de um número menor de normas do que as companhias telefônicas, o que pode significar que eles não serão obrigados a acomodar provedores rivais em suas redes.

Alguns provedores permitiram a entrada de rivais como a EarthLink em seus sistemas, mas Steinhardt e outros ativistas afirmaram que o governo deveria exigir das companhias de cabo a abertura de suas redes para mais provedores.

Os acordos atuais não permitem competição suficiente, afirmam os ativistas, uma vez que os competidores simplesmente revendem o serviço de acesso via cabo em vez de oferecerem um produto distinto próprio.

Steinhardt, Cooper e Jeffrey Chester do Centro para a Democracia Digital afirmaram que planejam reunir-se com o presidente da FCC, Michael Powell, na tarde de quarta-feira para apresentar suas idéias.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca