Reuters
12/07/2002 - 13h16

Pavarotti diz que vai dar aulas de canto de graça depois de se aposentar

da Reuters, em Los Angeles

O tenor Luciano Pavarotti disse que sabe exatamente o que fará depois de encerrar sua carreira de tenor: ele gostaria de ensinar canto e ficaria feliz em fazei isso gratuitamente.

E tudo indica que ele não pretende mudar de idéia. Em Bruxelas para receber um prêmio pela venda de mais de 100 milhões de álbuns, o italiano afirmou: "A data é 12 de outubro de 2005".

Entrevistado antes da cerimônia de premiação, Pavarotti disse que vai ensinar canto aos jovens e às pessoas com problemas. Pavarotti diz que vai ensinar canto depois de se aposentar. "Eu tentarei ser útil, e espero não precisar ser pago", acrescentou.

O mais famoso cantor de ópera do mundo anunciou no mês passado que vai se aposentar no dia de seu 70º aniversário, em 2005. Disse que, a partir dessa data, não vai mais cantar - nem mesmo no chuveiro.

Luciano Pavarotti é o artista mais popular na história das gravações de música erudita e se orgulha profundamente por ter ajudado a popularizar a ópera, o que fez com inovações como suas apresentações no Central Park, em Nova York, e a formação do trio Os Três Tenores, ao lado de Plácido Domingo e José Carreras.

"A música é para todos. Por que eu deveria ser seletivo?", indagou, refletindo sobre uma carreira que, em 40 anos, o levou desde o teatro de Covent Garden, em Londres, até um palco em que cantou duetos com Bono, vocalista do U2.

Este ano vem sendo difícil para Pavarotti, que enfrenta problemas de saúde e perdeu os pais nos últimos seis meses. Quando cancelou uma apresentação à última hora no Metropolitan Opera House de Nova York, em função de uma laringite, a imprensa foi implacável: "O gordo não quis cantar", disse uma manchete ferina no "The New York Post".

Apesar de tudo, Pavarotti se sente grato por sua carreira e pelo fato de ter proporcionado prazer a milhões de pessoas.

"Meu dom é um milagre, uma dádiva de Deus", disse ele. "Deus dá ao cantor a grande oportunidade de poder expressar-se pelo som, com um instrumento que é só seu. É uma grande dádiva".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca