Reuters
13/07/2002 - 09h14

Israel adia reunião com palestinos sobre restrições em territórios

da Reuters, em Jerusalém

O governo de Israel anunciou hoje o adiamento de um encontro planejado com ministros palestinos para discutir o relaxamento das restrições econômicas e de segurança sobre os territórios da faixa de Gaza e da Cisjordânia. A decisão prejudica o que parecia ser uma reaproximação entre as partes.

Uma fonte política israelense disse que as negociações foram canceladas por razões ''técnicas'' e porque Israel precisava se assegurar de que os palestinos estão levando adiante as reformas institucionais.

''É preciso haver consultas e preparação. Precisamos ver claramente que a Autoridade Palestina está fazendo reformas e que não estamos dando incentivos adicionais para que o (presidente palestino) Iasser Arafat não faça nada'', disse a fonte.

Israel e os Estados Unidos exigem que Arafat faça reformas e combata o terrorismo para que possa haver depois um compromisso político para encerrar o conflito no Oriente Médio. Washington deixou claro recentemente que deseja ver Arafat fora do poder.

O líder palestino escreveu esta semana ao secretário de Estado americano, Colin Powell, pedindo a retirada israelense de áreas reocupadas no mês passado após onda de ataques suicidas que matou 26 pessoas.

Autoridades palestinas e israelenses deveriam debater hoje formas de aliviar os problemas da população palestina decorrente de bloqueios militares, toques de recolher e reocupação de suas cidades. Israel diz que tais medidas são necessárias para impedir a entrada de novos suicidas no país.

Uma porta-voz do Exército disse que soldados encontraram, neste sábado, em Qalqilya, um carro lotado de explosivos que tentava entrar em Israel. Fontes palestinas afirmaram ainda que um militante do grupo Jihad Islâmico foi detido em Belém.

Pelo menos 1.443 palestinos e 549 israelenses já morreram desde o início do levante palestino contra a ocupação, em setembro de 2000.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca