Reuters
13/07/2002 - 19h36

Vice-presidente da Venezuela diz que Forças Armadas estão unidas

da Reuters, em Caracas (Venezuela)

O vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, afirmou hoje que a Força Armada Nacional (FAN) está "inquestionavelmente unida", três meses depois de um grupo de altos oficiais ter investido contra o presidente Hugo Chávez.

"A unidade das Forças Armadas é inquestionável neste momento. Aqueles que conspiravam já estão à margem da instituição", disse Rangel, que até pouco tempo era ministro da Defesa, durante um discurso para prefeitos.

Segundo ele, se "reafirmou no interior da instituição conceitos de respaldo pleno à Constituição", referendada em 1999 e impulsionada por Chávez.

Analistas políticos e militares afirmam que, assim como país de 24 milhões de habitantes está radicalmente polarizado sobre o governo Chávez, as Forças Armadas também não escapam dessa situação. Isso poderia produzir outro levante militar, algo que o governo não descarta.

Um grupo de altos militares está sendo investigado por sua suposta participação no golpe contra Chávez, responsabilizado pela violência do dia 11 de abril, quando uma marcha de oposição pediu sua renúncia.

Na ocasião morreram 17 pessoas e dezenas de pessoas ficaram feridas por armas de fogo. O centro de Caracas foi palco de confronto entre "antichavistas" e "chavistas", a poucos quarteirões do palácio presidencial.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca