Reuters
15/07/2002 - 17h42

Paramilitares da Colômbia libertam venezuelano após dois anos

da Reuters, em Bogotá

O empresário venezuelano Richard Boulton foi libertado hoje pela AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), grupo paramilitar de extrema direita, depois de ficar sequestrado por dois anos, disse o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Boulton, sequestrado em julho de 2000 por um comando armado em uma fazenda localizada perto da cidade de Valencia, a cerca de 158 quilômetros de Caracas, foi entregue a funcionários da Cruz Vermelha no Departamento (Estado) de Mera, no leste da Colômbia.

"Foi terminada a operação (de libertação), mas ele já está em nosso poder", disse um porta-voz da organização humanitária, que recusou a dar mais detalhes sobre o assunto.

A família do empresário venezuelano disse recentemente ter pago um milionário resgate por sua libertação, com a mediação do governo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Inicialmente, as autoridades da Colômbia e da Venezuela acreditavam que Boulton havia sido sequestrado pelos grupos de esquerda Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ou ELN (Exército de Libertação Nacional).

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca