Reuters
18/07/2002 - 14h57

Yahoo! tenta evitar hackers, mas troca palavras em e-mails

da Reuters, em Palo Alto (EUA)

O Yahoo! confirmou que seu sistema de e-mail tem trocado de forma automática certas palavras na tentativa de evitar que hackers disseminem vírus pela internet.

Apesar de a companhia recusar-se a informar a lista de palavras que seu software de mensagens anda trocando, sites já noticiam que o sistema troca a palavra "mocha" por "espresso" e o termo "eval" para "review".

O problema com palavras como "mocha", além de descrever uma cor e um sabor, é que o termo também um comando especial na linguagem de programação JavaScript, que hackers podem utilizar para executar invasões. O mesmo ocorre com o termo "eval".

Assim, a palavra "evaluate" (avaliar, em inglês) torna-se "reviewuate" prejudicando usuários que, por exemplo, mandam currículos para serem avaliados por empresas que exigem o documento em inglês.

Buscas de tais termos no mecanismo de busca da internet Google resultam em milhares de resultados, o que oferece uma pista do quão frequente o sistema de e-mail do Yahoo! tem substituído palavras.

Segundo uma porta-voz do Yahoo!, o programa de troca de palavras é apenas um de vários procedimentos que a companhia toma para garantir a segurança de seu serviço de e-mail.

Um porta-voz da Microsoft informou que o serviço de webmail da companhia, o Hotmail, bloqueia certos pedaços de código de programação que possam ser usados por hackers, sem interferir em nenhum texto que esteja no corpo da mensagem.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca