Reuters
19/07/2002 - 17h46

Homem compra e gasta mais na internet que mulher no Brasil

da Reuters

Os homens gastaram cerca de 30% a mais do que as mulheres em compras on-line no Brasil no primeiro semestre deste ano. Além disso, eles foram responsáveis por 60% das transações realizadas no país no período, informa o site de pesquisa de mercado e-bit.

"Os aparelhos eletrônicos e os equipamentos de informática são produtos geralmente mais consumidos pelos homens e têm um valor agregado maior", explicou em comunicado o diretor da e-bit, Pedro Guasti. As pesquisas da companhia são auditadas pela PriceWaterHouseCoopers.

Conforme os dados colhidos pela e-bit, que realiza o levantamento desde 2000, os homens sempre roubaram das mulheres a fama quando o assunto é quem gasta mais na internet.

Só em junho, segundo a e-bit, as compras dos homens representaram cerca de 61% do total feito no mês, contra 39% das mulheres. Já o valor médio de cada compra masculina foi 29,7% maior que o das mulheres. Em média, o homem gasta cerca de R$ 260 em uma compra on-line, enquanto as mulheres, R$ 190.

Segundo Alexandre Magalhães, analista do instituto Ibope eRatings, do total de 14 milhões de internautas domésticos do país, 50,1% são homens e 49,9% são mulheres.

"Os homens continuam sendo responsáveis pela maioria dos acessos em lojas de comércio eletrônico do país, apesar de alguns sites contarem com uma participação muito maior de mulheres", disse Magalhães.

Os dados da pesquisa do e-bit revelam que as mulheres são mais cautelosas que os homens na hora da compra na internet, pois preferem usar como forma de pagamento o boleto bancário.

"O boleto é um método de compra mais seguro, mas é responsável por maiores índices de desistências da compra", disse o diretor de tecnologia do e-bit, Eduardo Mato Amorim.

Entre os sites de varejo do país, segundo o e-bit, o Submarino é o que recebe maior número de pedidos.

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