Reuters
20/07/2002 - 03h11

EUA prendem homem suspeito de ter sido treinado pela Al Qaeda

da Reuters, em Washington

Autoridades norte-americanas prenderam um homem de origem jordaniana que supostamente levava US$ 12 milhões em cheques falsos e suspeito de ter sido treinado em campos da Al Qaeda no Afeganistão, disse hoje o jornal "The Washington Post".

"A possibilidade de a Al Qaeda estar tentando introduzir essa quantidade de dinheiro nos Estados Unidos para fins operacionais deixou muita gente realmente alarmada", disse um funcionário do jornal.

"Nós não sabemos o que [o suspeito] estava tramando, mas ele estava chegando da Indonésia. Ele tinha US$ 12 milhões em cheques falsos. Ele nasceu na Jordânia e sua família é da Tchetchênia. Há muitas coisas obscuras para se investigar", disse a fonte.

Autoridades do FBI (polícia federal dos EUA) não puderam ser contatadas para confirmação imediata dos fatos.

Os Estados Unidos vincularam guerrilheiros muçulmanos da Indonésia à organização terroristas Al Qaeda, de Osama bin Laden, militante acusado por Washington dos atentados de 11 de setembro.

Funcionários do jornal disseram que Omar Shishani, 47, foi detidos na quarta-feira (17) quando chegou ao aeroporto metropolitano de Detroit.

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA




  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca