Reuters
21/07/2002 - 11h48

Apesar de problemas de saúde, papa fará viagem de 11 dias

da Reuters, no Vaticano

Mesmo não estando bem de saúde, o papa João Paulo 2º não abre mão de fazer as suas longas viagens ao redor do mundo. Ele embarca nesta semana numa das viagens mais longas de seu pontificado, que já dura 23 anos.

Aos 82 anos de idade, o papa vai partir na terça-feira (23) para uma viagem de 11 dias percorrendo o Canadá, a Guatemala e o México. É sua 97ª viagem ao exterior. Com ela, João Paulo 2º vai acrescentar 30 horas de vôo a um histórico que já fez dele o pontífice mais viajado de todas as épocas.

Reuters - 26.mai.2002
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
Vítima do mal de Parkinson e de uma artrite que às vezes o deixa quase imobilizado, o papa parecia estar especialmente fraco em maio, quando esteve na Bulgária e no Azerbaijão. Seu porta-voz sugeriu, na época, que as viagens ao México e à Guatemala talvez precisassem ser canceladas.

Nos últimos dias, porém, João Paulo 2º parece ter estado em boa forma.

O principal objetivo de sua viagem é presidir o encerramento das comemorações bienais do Dia Mundial da Juventude, uma espécie de "Woodstock católico" que reúne jovens de muitos países num curioso misto de festa e penitência.

Cerca de 200 mil jovens de 170 países já confirmaram sua participação nas comemorações em Toronto, nas quais os jovens católicos podem celebrar sua fé, participar de eventos comunitários, assistir a shows e missas.

Mas o número de participantes deve ser bem inferior ao do último evento semelhante, que reuniu 2 milhões de jovens em Roma. Os organizadores esperam que, até o início do evento, 350 mil jovens se registrem para participar e que 750 mil assistam à missa final em Toronto.

De acordo com o monsenhor Renato Boccardo, organizador chefe das viagens do papa, "precisamos levar em conta o clima internacional depois de 11 de setembro. As famílias têm medo de deixar seus filhos viajar, e isso é compreensível".

Leia mais no especial João Paulo 2º

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca