Reuters
22/07/2002 - 14h24

Fashion Rio quer se tornar o cartão-postal da moda no país

da Reuters, no Rio

A maratona da moda continua em novo endereço nesta semana. Depois do agito do São Paulo Fashion Week, modelos famosas e importantes grifes vão desfilar nas passarelas cariocas a partir desta segunda-feira no Fashion Rio, evento que pretende ganhar status internacional.

A semana de moda carioca trará 28 grifes das quais três, chamadas de "Novos Talentos", farão suas estréias no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), no Parque do Flamengo.

Marcas como M. Officer, Andrea Saletto, Alice Tapajós e Maria Bonita mostrarão suas coleções de verão juntamente com a moda praia da Lenny, Salinas, Blue Man e Rygy.

O Fashion Rio, descrito pelos organizadores como evento oficial da moda brasileira no Rio de Janeiro, é um desdobramento da Semana BarraShopping de Estilo, que acontecia uma vez por ano desde 1996 para o lançamento dos desfiles de verão.

Agora, o Fashion Rio quer dividir os holofotes com o SPFW e ocupar espaço no mapa-múndi da moda, passando a ter também duas edições por ano.

"A gente quer estar no calendário internacional e a imagem internacional do Rio pode contribuir para isso", disse Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, organizadora da semana de moda. "Seríamos muito cegos se não usássemos essa imagem para associar o turismo à moda."

Para isso, o evento tem como idealizadores e principais patrocinadores a Prefeitura da cidade, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além do BarraShopping.

Com essa nova roupagem, o Fashion Rio não aumentou em número de grifes, mas tornou-se mais nacional, com estilistas da Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

Novos criadores

O Fashion Rio terá quatro salas de desfiles montadas em tendas com capacidade de público que varia de 200 a 1.500 pessoas. A organização espera receber 70 mil pessoas nos cinco dias do evento.

A escolha das grifes convidadas para o Fashion Rio foi feita por meio de um processo de votação, que reuniu 14 marcas e criadores participantes do fórum empresarial de moda da Firjan, além de representantes da imprensa especializada do Rio e de São Paulo.

A semana de moda será a concretização do sonho de Sílvia de Bossens, criadora da novata Casa de Noca. A estilista de 33 anos nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, trabalhou para pequenas confecções e desenhou jóias até montar seu próprio ateliê em sua casa no Flamengo, zona sul do Rio.

Ela tentou participar de outros eventos de moda, mas nunca tinha sido selecionada. "A minha expectativa é a melhor possível...é um trabalho que vem sendo feito há muito tempo", disse ela.

Para debutar na passarela, Silvia idealizou uma novela mexicana, escrita por ela mesma, que será narrada no início do desfile para preparar a entrada na passarela da atriz Suzana Vieira, que dará início ao desfile, embalado por música latina e dos anos 1970.

Na linha "dramalhão mexicano", sua coleção então vai trazer cores fortes, como vermelho sangue, laranja, turquesa e roxo, em peças que ela descreve como atemporais.
 

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