Reuters
23/07/2002 - 19h47

Papa reúne 200 mil no Canadá, mas número é inferior ao esperado

da Reuters, em Toronto

O Dia Mundial da Juventude, que está sendo comemorado em Toronto (Canadá) pelo papa João Paulo 2º, conseguiu reunir cerca de 200 mil católicos. No entanto, segundo a organização, o número está abaixo do esperado - apesar de a previsão inicial não ter sido divulgada.

Entre as razões que explicam a redução estão os recentes escândalos sexuais envolvendo padres em todo mundo, que se intensificaram neste ano.

No entanto, muitos peregrinos que participam da festividade minimizam o efeito das denúncias. "Acho este evento muito positivo. Mostra que a igreja é maior do que um punhado de padres errados", disse Cherie Slinger, de Edmonton (Canadá). "Acho que 11 de setembro influencia mais que os escândalos"

O italiano Paolo Ciacci tem a mesma opinião e afirma que os atentados terroristas contra os Estados Unidos influenciaram na decisão dos católicos. "Estávamos com um pouco de medo", afirmou. No entanto, ele diz que agora a preocupação passou. "Estávamos em Roma (para o evento) há dois anos. Estamos aqui agora para tentar transmitir o mesmo sentimento - amor, amizade e fé."

Outro motivo para reduzir a participação dos jovens é o preço, que varia de algumas centenas de dólares a milhares. "Acho que muita gente não pode bancar (o custo)", disse Renee Schmitz, também de Edmonton.

Cansaço
Para alguns dos 200 mil jovens católicos que viajaram do mundo inteiro para participar do encontro bianual, em Toronto (Canadá), o entusiasmo está crescendo, mas devagar.

"Até agora, só estamos cansados", disse Armand Mercier, de Edmonton, que chegou ontem a Toronto. Mercier viajou com outras nove pessoas - cada uma pagou US$ 700 pela viagem.

O jovem canadense e seus amigos são somente alguns dos milhares de peregrinos que participam de eventos comunitários, shows, missas e confissões.

No entanto, eles não pretendem ir embora, pois esta é a chance de encontrarem-se com João Paulo 2º, 82, que chegou na tarde de hoje e vai participar de eventos durante a semana e presidir a missa gigante ao ar livre no sábado (27).

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca