Reuters
28/05/2001 - 12h06

Maioria dos casais precisará de ajuda para ter filhos, diz médico

da Reuters, em São Paulo

Se depender unicamente da natureza, o futuro da reprodução humana parece sombrio para as próximas gerações, segundo Sherman Silber, um dos descobridores das causas genéticas da infertilidade masculina, que participou na sexta-feira de um simpósio internacional em São Paulo.

No futuro, a natureza vai ajudar somente 3% a 4% dos casais a terem filhos mas, para a grande maioria, os 96% restantes, a reprodução só será possível com a ajuda de técnicas de reprodução assistida, de acordo com o pesquisador.

"Para 96% dos casais, a fertilização in vitro e a injeção introcitoplasmática de espermatozóide serão a solução", disse Silber, diretor-clínico do Centro de Infertilidade do Hospital St. Luke, em Missouri, Estados Unidos. Ele é um dos palestrantes do 2º Simpósio Internacional Novos Desenvolvimentos em Reprodução Assistida.

Atualmente, a infertilidade afeta cerca de 20% da população mundial e, segundo Silber, dados gerados pelo sequenciamento do genoma humano indicam que a maioria dos casos de infertilidade em homens com baixa produção de sêmen está relacionada a fatores genéticos e que esta infertilidade será transmitida às gerações futuras.

"A causa mais comum nesses casos são deleções de genes no cromossomo Y (que determina o sexo masculino)", disse Silber, acrescentando que estas deleções serão transmitidas a todas as gerações masculinas.

De acordo com Silber, diversos genes estão relacionados à infertilidade masculina e também podem estar presentes no cromossomo X (que determina o sexo feminino).

"Neste caso, um homem com o defeito genético no cromossomo feminino o transmitirá a suas filhas e metade dos filhos do sexo masculino destas carregará o problema", explicou Silber.

O pesquisador descarta a possibilidade da infertilidade estar relacionada a fatores ambientais, como fumo e exposição a substâncias tóxicas.

"Sinto dizer que a infertilidade não parece estar relacionada ao ambiente. Ela faz parte da natureza humana", disse Silber.

E se o futuro da reprodução humana vai depender da ajuda de técnicas de reprodução assistida, Silber acredita que o futuro da humanidade dependerá da continuação de pesquisas moleculares.

LEIA TAMBÉM: Alternativas baratas de fertilização "in vitro"
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca