Reuters
29/07/2002 - 23h12

Orquestra de Israel anula turnê nos EUA por temer atentado

da Reuters, em Jerusalém

A orquestra filarmônica de Israel anunciou hoje o cancelamento de concertos que faria no mês que vem nos Estados Unidos, depois que os organizadores não deram suficientes garantias contra riscos de atentados terroristas.

O grupo tocaria, a partir de 20 de agosto, em Cleveland, Detroit, Seattle e Los Angeles, entre outras cidades norte-americanas.

Avi Shoshani, executivo-chefe da orquestra, disse que uma companhia de seguros anunciou que não fecharia o contrato com o grupo por causa de "problemas com o terrorismo". Ele não informou o nome da companhia.

A segurança de eventos públicos foi reforçada no país depois dos ataques de 11 setembro contra Nova York e Washington. Em particular, os judeus são considerados alvos por militantes árabes.

Em 4 de julho, um motorista de uma limusine, de origem egípcia, abriu fogo contra o balcão da companhia aérea El Al Israel Airlines, no Aeroporto Internacional de Los Angeles, matando duas pessoas. Em seguida, foi alvejado e morto pela segurança da companhia aérea.

Israel considerou a ação um ataque terrorista, mas os EUA disseram desconhecer as razões do ato.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca