Reuters
30/07/2002 - 19h06

Baleias encalham em praia dos EUA pela 2ª vez em 24 horas

da Reuters, em Boston (EUA)

Cerca de 50 baleias-piloto encalharam hoje em uma praia de Cape Cod, no Estado de Massachusetts (EUA), menos de um dia após elas terem sido libertadas da mesma área.

"Ontem, elas encalharam provavelmente no melhor local que poderia haver, hoje elas estão em um dos piores lugares", disse Tony LaCasse, porta-voz do Aquário New England. As baleias receberam adesivos quando encalharam pela primeira vez.

Segundo Teri Frady, porta-voz da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, os animais estão cansados e correm perigo depois de passar horas fora da água. "Elas estão muito estressadas, queimadas pelo sol e algumas parecem que não irão sobreviver", afirmou.

O calor dificulta a sobrevivência. O aumento da maré, que poderá ajudar na libertação das baleias, irá demorar horas e as equipes de regaste têm de caminhar até três quilômetros para alcançá-las.

O encalhe de baleias é um fenômeno ainda pouco compreendido pelos cientistas. No caso de baleias-piloto, a forte natureza social dos animais pode ter contribuído, porque o grupo segue a baleia dominante mesmo em direção ao perigo, segundo Howard Rosenbaum, biólogo do Museu de História Natural de Nova York.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca