Reuters
28/05/2001 - 18h11

Corpo de João 23 será transferido para Basílica de São Pedro

da Reuters, no Vaticano

O corpo do papa João 23 será transferido para um novo lugar da Basílica de São Pedro no dia 3 de junho, depois que uma missa marcar o 38° aniversário de sua morte, informou hoje o Vaticano.

O corpo atualmente está enterrado em antigas grutas embaixo da Basílica, onde muitos outros papas também foram enterrados. Agora, João 23 será trazido para a Praça de São Pedro.

O papa João Paulo 2° decidiu transferir o corpo para o piso principal da Basílica, devido à grande popularidade e papel histórico do ex-papa na Igreja Católica

João 23, papa de 1958 a 1963, fez história ao convocar o Segundo Conselho do Vaticano que modernizou a Igreja Católica.

Quase quatro décadas após sua morte, João 23 continua a ser um dos mais amados da história dos pontífices e mantém uma legião de devotos admiradores, especialmente na Itália.

Acredita-se que ele conseguiu curar uma freira italiana que tinha um tumor no estômago. Ela diz que rezou para o papa e acabou recuperando-se logo, sem nenhuma explicação médica.

João Paulo 2 beatificou o papa João 23 no ano passado, em um penúltimo passo antes do processo de santificação.

Quando o seu caixão foi aberto em janeiro, como parte da preparação para removê-lo para a Basílica, foi descoberto que o seu corpo não havia se decomposto. O corpo de João 23 não foi embalsamado, mas a mídia italiana disse que ele foi tratado com uma substância química para futura preservação.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca