Reuters
01/08/2002 - 19h16

China é segundo maior mercado mundial para web e PCs

da Reuters, em Nova York (EUA)

A China superou o Japão em julho e se tornou o segundo país no ranking de audiência mundial da internet. O mercado local de computadores pessoais também deve ultrapassar o japonês ainda este ano, de acordo com fontes setoriais.

A nação mais populosa do mundo, que em 2001 ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior mercado mundial de telefonia móvel, está beneficiando-se de anos de rápido crescimento econômico de ao menos 7% ao ano o que alimentou uma explosão na demanda por equipamentos eletrônicos.

No tráfego internacional na internet, porém, o país continua em um distante segundo lugar, atrás dos Estados Unidos. Os internautas chineses ultrapassaram os do Japão, a despeito do maior número de internautas japoneses, porque os chineses usam mais ativamente a internet mundial.

Com 1,27 bilhão de habitantes, a China respondeu por 6,63% do tráfego mundial da internet em julho, de acordo com a consultoria norte-americana WebSideStory, um dos principais fornecedores de software de registro da audiência na web.

"Estamos vendo a China e outros países assumindo posições significativas na rede", disse Geoff Johnson, vice-presidente do serviço estatístico da WebSideStory.

O Japão, cuja população de 127 milhões de habitantes corresponde a um décimo da chinesa, está perto em terceiro, com 5,24% do tráfego mundial na web, seguido pelo Reino Unido e Canadá, cada qual com cerca de 3,9%.

O crescimento no tráfego japonês foi alimentado pela explosão no número de usuários de redes de telefonia móvel que oferecem acesso à internet.

Os Estados Unidos responderam por 42,65% do total de tráfego mundial na web em julho. Esse domínio desproporcional reflete o papel do país como pioneiro na criação e comercialização das redes internacionais que compõem a rede mundial. A audiência norte-americana da web correspondia a 45,02% do total no começo de 2001.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca