Reuters
03/08/2002 - 21h39

Índios peruanos enfrentam fazendeiros na fronteira com o Brasil

da Reuters, em Lima

Centenas de nativos de tribos que vivem isoladas da civilização atacaram madeireiros que invadiram suas terras para extrair caoba ilegalmente no sudeste da selva peruana. As informações são das autoridades locais.

Quatro dos madeireiros foram atingidos pelas flechas dos indígenas em diversos enfrentamentos que se iniciaram há alguns dias na Amazônia peruana, próximo da fronteira com o Brasil, disse Lily La Torre, funcionária da Federação Nativa do Río Madre de Dios e afluentes (Fenamad).

Os feridos foram atendidos no posto médico da pequena comunidade, informou La Torre, que disse não ter mais detalhes sobre o estado de saúde dos madeireiros.

O confronto entre os fazendeiros e as tribos nativas não é recente na região de Madre de Dios. Víctor Pesha, presidente da Fenamad, disse que cerca de 20 pessoas morreram em enfrentamentos nos últimos meses, incluindo alguns indígenas que perderam a vida atingidos por tiros.

"Se o Estado não estabelecer um contingente policial, mais mortes poderão acontecer", afirmou Pesha, acrescentando ainda que teme por um genocídio.

Os dirigentes das comunidades nativas alertaram que uma matança poderia ocorrer, pois eles haviam interceptado comunicações via rádio nas quais os madeireiros ilegais pediam reforços e armas para fazer frente aos indígenas.

Porta-vozes do Ministério do Interior disseram não ter informações de quantos policiais poderiam ser enviados à região, mas o titular da pasta, Gino Costa, afirmou esta semana que o governo poderia estabelecer postos policiais, sendo um deles no rio Piedras.

O Peru estabeleceu em abril uma zona de reserva em Madre de Dios para os aborígenes que não mantêm contato com o mundo. O local não pode ser invadido por madeireiros, mas ativistas afirmam que centenas de fazendeiros atacam constantemente a reserva.

A área abriga uma grande concentração de caoba, cuja extração é ilegal no Peru. Essa madeira é altamente comercializada nos mercados internacionais.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca