Reuters
05/08/2002 - 12h03

Sharp negocia venda de celulares com câmeras para a Vodafone

da Reuters, em Tóquio (Japão)

A Sharp, terceira maior fabricante de celulares do Japão, negocia com a operadora de telefonia móvel britânica Vodafone o fornecimento de telefones equipados com câmeras.

No sábado, um jornal japonês adiantou que a empresa havia recebido uma encomenda de um milhão de celulares com câmeras da maior operadora de telefonia móvel da Europa.

"Estamos negociando com a Vodafone, mas ainda não decidimos quantos aparelhos forneceremos", disse um porta-voz da empresa.

A Sharp, que expandiu sua fatia do mercado japonês com os telefones capazes de tirar fotos e transmiti-las para outros aparelhos sem a necessidade de fios, tenta estimular suas vendas mundiais de telefones, para faturar US$ 1,54 bilhão nesse segmento até março do ano que vem.

De acordo com o Yano Research Institute, uma instituição privada de pesquisa, a Sharp deve aumentar sua fatia do mercado japonês para 13,8% até o ano que vem, ante 9,3% no ano anterior.

Segundo o jornal Nihon Keizai, a empresa planeja entregar 500 mil aparelhos até o quarto trimestre, quando a Vodafone começa a oferecer serviços de transmissão de imagens via telefone aos seus assinantes em sete grandes países europeus. Os demais 500 mil aparelhos seriam vendidos na temporada de festas.

Enquanto o mercado de telefonia móvel do Japão aproxima-se da saturação, com o aquecimento da competição, os fabricantes de celulares começam a procurar por mercados estrangeiros.

O Japão também foi um dois primeiros países a oferecer serviços de telefonia móvel de terceira geração, e os fabricantes de celulares do país esperam aproveitar sua tecnologia avançada nesse segmento para expandir seu alcance mundial.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca